diretrizes

9º Conferência Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria/RS

Caminhos para uma Santa Maria sustentável.

Responsabilidade compartilhada.... por quem?

EIXO TEMÁTICO - 1 CIDADES EDUCADORAS


1. DIRETRIZ: CONDEMA nas Escolas.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta importância para gestão pública.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Articulação com 8º CRE, SMED, IFFAR e Universidades locais; aplicação de questionário para consulta sobre organizações ambientais locais e temáticas ambientais, bem como, diálogo nas Escolas Públicas e Privadas de Ensino Fundamental I e II.

2. DIRETRIZ: Elaboração de planos de gestão de arborização urbana, resíduos sólidos e recursos hídricos.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pela promoção de saúde ambiental para todos.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Elaboração de projetos para captação de recursos com objetivo de realização dos planos de gestão propostos.

3. DIRETRIZ: Promoção de eventos que integrem/inseram a juventude como atores ativos no propósito das cidades educadoras.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, contribuindo para a formação cidadã da juventude de hoje, que viverá o futuro.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Triagem de estudantes participantes, a partir do projeto CONDEMA nas Escolas; mobilização e sensibilização da comunidade jovem santa-mariense.

4. DIRETRIZ: Planejamento de um sistema de fiscalização e cobrança pósconferência.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, necessitando a incorporação efetiva, dos resultado das formulações da 9ª Conferência sobre planos de gestão municipal.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Revezamento de presença e participação nas audiências da Câmara dos Vereadores pelos representantes do CONDEMA e encaminhamento do relatório final da Conferência à presidência da Câmara dos Vereadores e à administração municipal de Santa Maria.

5. DIRETRIZ: Ampla divulgação do documento final da Conferência entre representações de entidades públicas e sociedade civil.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, promovendo a ampliação e a disseminação de consciência ambiental e sensibilização de atores para uma cobrança efetiva do que foi proposto.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Agendamento de audiência com promotor público e com a composição da Câmara dos Vereadores para apresentação dos resultados da Conferência.

6. DIRETRIZ: Uso adequado e efetivo dos espaços públicos desocupados.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e promover a interação da população com os órgãos públicos e privados para interagirem ativamente, no território educativo.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: A partir da identificação de áreas públicas desocupadas pelo IPLAN, a coordenação do CONDEMA poderá promover diálogo entre representantes da comunidade e autoridades competentes para a aprovação de projetos para uso adequado destes espaços, como por exemplo, hortas comunitárias, áreas de lazer e para prática de esportes e envolvimento da comunidade local (comércio local) na ocupação desses espaços.

7. DIRETRIZ: Buscar formas de organização e formação aos envolvidos na coleta, triagem e destinação de resíduos sólidos.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, com vista a viabilizar condições para valorização do trabalho do catador, centralização e melhoria do desempenho da gestão pública.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Promoção de estratégias para formação dos membros de organizações de catadores, para a gestão de associações e cooperativas municipais e regionais de resíduos sólidos, junto ao Emprega Santa Maria. Compartilhamento de experiências exitosas relacionadas à gestão de resíduos sólidos e economia circular entre outras cidades educadoras.

8. DIRETRIZ: Organização de estratégias de educação e divulgação sobre os assuntos de interesse da comunidade, como horários e cronograma de coleta de resíduos.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois promoverá a coparticipação de todos sobre a vida municipal.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Construção de planos de gerenciamento municipal, tendo como referência organizacional e operacional, os bairros da cidade.

9. DIRETRIZ: Alfabetização Ecológica.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, para a construção de uma educação ambiental formal e não formal, desde os primeiros anos de formação dos cidadãos.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Criação de um catálogo sobre meio ambiente; criação de um grupo de trabalho com dinamizadores e multiplicadores para circulação do catálogo e formação junto à comunidade; criação de uma rede de distribuição envolvendo instituições, executivo municipal e sociedade civil.

10. DIRETRIZ: Ampliação da atuação do Programa Municipal de Educação Ambiental - PROMFEA.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois esta organização municipal agrega representantes de diversas instituições locais.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Divulgação do SELO PROMFEA entre Escolas, Empresas, ONGs, CTGs, Clubes e demais instituições públicas e/ou privadas locais; desconto no IPTU para organizações que obtiverem o selo; intensificação de campanhas nas Escolas, acerca de projetos como o Reciclar e Cia de óleo; mobilização da fiscalização, por parte da Prefeitura Municipal, em torno de danos ambientais; ampliação de estratégias de formação ambiental para organizações, tanto formais, quanto não formais.

11. DIRETRIZ: Articulação em forma de rede de integração.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, com o intuito de construção de uma cultura de unidade, co-responsabilização e cidadania efetiva.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Unificação de ações ambientais em torno do CONDEMA e na afirmação organizada e efetiva de uma Santa Maria Cidade Educadora.

12. DIRETRIZ: Criação e implementação de um banco de projetos.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, como forma de transparência, comunicação e visualização pública.

FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Mobilização de órgãos ambientais locais pelo CONDEMA.

13. DIRETRIZ: Promoção de ações de resiliência para o sistema urbano e rural, frente às causas e efeitos das mudanças climáticas.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, com o objetivo de promoção, controle e fiscalização de mecanismos para preservação e conservação do ecossistema urbano e rural.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Monitoramento de áreas sensíveis e políticas de conservação e proteção de áreas de preservação permanente; aumento da capacidade de infiltração da água no meio urbano; publicização de resultados de diagnósticos socioambientais e promoção de ações informativas e formativas, a partir de tais dados; campanha permanente de sensibilização da população em relação a questões ambientais; inclusão de políticas para mitigar questões climáticas no Plano diretor; organização de comitês compartilhados para a gestão de espaços de lazer e espaços verdes; política municipal de capacitação contra situações de risco (em instituições de ensino, e instituições públicas e privadas).

EIXO TEMÁTICO - 2 RESÍDUOS SÓLIDOS

1. DIRETRIZ: Constituição de um Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois promove a efetivação de uma política sistêmica e articulada na gestão dos resíduos sólidos.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Cobrança efetiva à administração pública municipal.

2. PROPOSIÇÃO: Ampliação da proposta da coleta seletiva.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, uma vez que compreende uma questão social que deve estar alinhada à valoração do trabalho do catador e/ou reciclador.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Promoção de programas de educação da população; promoção de incentivos às associações de catadores e fomento aos Containers Laranjas.

3.DIRETRIZ: Educação para separação (coleta seletiva) e redução do consumo.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, uma vez que esta atitude deve ser construída sobre bases educacionais.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Fomento às campanhas de publicidade e ações em espaços escolares e não escolares.

4. DIRETRIZ: Construção de uma estrutura para destino da fração orgânica do RSU e do lodo da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois esta construção contribuirá à destinação adequada de resíduos.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Exigência do cumprimento integral do contrato da CORSAN com a Prefeitura Municipal.

5. PROPOSIÇÃO: Estabelecimento de PEVs e ECOPONTOS.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois é fundamental a destinação correta de inservíveis, bem como contribui à redução da poluição.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Destinação de recursos do município para qualificação destas instalações.

6. DIRETRIZ: Popularização de material de sensibilização à população.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois compreende forma de ampliação de conhecimentos a população.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Intensificação de campanhas em mídias sociais e melhor sinalização para equipamentos urbanos de destinação de resíduos.

7. DIRETRIZ: Fiscalização de empresas (grandes geradores de resíduos sólidos).

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois colabora na diminuição da geração de rejeitos e custo de manutenção do aterro para o município.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Intensificação e rigor na fiscalização do descarte de orgânicos, bem como exigência do cumprimento do PGRS.

8. DIRETRIZ: Apoio aos catadores/associações e cooperativas.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois representam os grandes agentes da coleta e destinação correta.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Fornecimento de apoio logístico, estrutural e formação técnica e gerencial às associações e/ou indivíduos envolvidos com a coleta, recolhimento e destino de resíduos recolhidos.

9. DIRETRIZ: Apoio ao empreendedorismo sustentável.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois colabora com o setor comercial e oferece oportunidade de emprego e qualificação de mão-de-obra.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Oferta de cursos profissionalizantes e de capacitação empresarial.

EIXO TEMÁTICO - 3 RECURSOS HÍDRICOS

1. DIRETRIZ: Endosso à iniciativa do IPLAN pela implementação do Termo de Referência para elaboração de estudos das Àreas de Preservação Permanente (APPs) e de risco socioambiental.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, uma vez que esta iniciativa configura importante passo à preservação e conservação de recursos naturais locais.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Agendamento de reuniões entre instituições locais, relacionadas ao tema ambiental, para que seja oportunizado referendo ao estudo elaborado pelo IPLAN e posterior busca de recursos financeiros, como fomento às pesquisas para viabilização destas estratégias.

2. DIRETRIZ: Desenvolvimento de programa de educação ambiental.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Criação de um gabinete de projetos de educação ambiental.

3. DIRETRIZ: Identificação de grupos que trabalham na proteção de mananciais hídricos para formação de uma rede de informação e atuação em conjunto.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, uma vez que a integração de estudos e ações fomenta a qualidade de proposições a serem lançadas.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Criação de uma relação dos grupos pela Fundação MO'Ã como atividade preliminar da formação de um Núcleo de Estudos sobre Recursos Hídricos.

4. DIRETRIZ: Inclusão e implementação do Plano de Bacia Hidrográfica para as ações municipais, voltadas ao planejamento urbano, tendo como atenção a gestão dos recursos hídricos locais.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois a implantação de programas para políticas públicas de proteção aos recursos hídricos, por meio de geo referenciamento territorial por bacias hidrográficas, compreende estratégia inovadora e eficiente.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Adequação do Plano diretor do município ao Plano de Bacia Hidrográfica.

5. DIRETRIZ: Exigência ao Poder Executivo para seguimento/cobrança/fiscalização/execução do Plano Municipal de Saneamento Básico.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Imprescindível para a promoção da saúde socioambiental.

FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Construção de agendas de mobilização, como participação em audiências da Câmara Municipal de Vereadores; denúncias ao Ministério Público e aos Conselhos técnicos de ações/empreendimentos que promovam a descaracterização das APPs.

6. DIRETRIZ: Revisão da legislação vinculada ao tema recursos hídricos no âmbito municipal.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Importante.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Acompanhar a formulação e aprovação de textos legais, relacionados a requisitos mais restritivos, como exemplo, fixação de 30 metros de distância das APPs para preservação.

7. DIRETRIZ: Direcionamento da gestão dos recursos hídricos tendo como unidade de planejamento as microbacias.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois é necessário direcionar as ações de recuperação e preservação de recursos hídricos para as microbacias.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Organização de grupos de pesquisa para identificação das microbacias do município e posterior construção de planos sustentáveis de intervenção sobre as mesmas.

8. DIRETRIZ: Incentivo ao armazenamento descentralizado de água com vistas a atender o “IPTU verde”.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois impõe-se maiores informações e fiscalização ao cumprimento do IPTU Verde.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Incentivo à construção de cisternas e outras formas de armazenamento de água da chuva.

EIXO TEMÁTICO - 4 AMBIENTAL – SOCIAL E GOVERNANÇA

1. DIRETRIZ: Uso de dados quantitativos, na construção de planos de políticas públicas municipais, a partir de softwares, para diagnósticos de indicadores urbanos multissetoriais, produzidos por Instituições de Ensino Superior e Institutos Federais, em múltiplas áreas.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, em razão de que a ciência e a tecnologia devam estar sendo acionadas para cooperar com a qualificação de uma efetiva governança ambiental.

INDICAÇÕES DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Promoção de eventos integrados (em formato de Fóruns) entre representantes da gestão pública local e comissões técnico-científicas de pesquisa vinculadas a Instituições de Ensino Superior e Institutos Federais.

2. DIRETRIZ: Divulgação em massa de dados relacionados aos diagnósticos multisetoriais da cidade.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois a sociedade deve estar ciente das reais situações sócio espaciais locais, sejam elas, em condições favoráveis e/ou não, passando então, a construir ações responsáveis para avanços coletivos.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Criação e ampliação de canais de mídia social.

3. DIRETRIZ: Estabelecimento de convênios entre poder público e entidades sociais para maior alcance e força na gestão pública.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois esta aproximação entre poder público e entidades sociais locais impulsiona uma governança ambiental.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Fomento e construção de uma cultura de governança ambiental, em que a gestão pública municipal efetive canais de escuta social, por meio de acolhimento a projetos marcados pela inovação e empreendedorismo.

4. DIRETRIZ: Aplicação de metodologias ESG sobre planos de governo, conforme eixos temáticos e critérios da APR 2030.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, abrindo espaço para novas iniciativas colaborativas à otimização da gestão pública.

INDICAÇÕES DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Promoção de momentos de capacitação continuada aos gestores públicos. Promoção de fóruns intermunicipais para intercâmbio formativo e socialização de boas práticas na gestão pública.

5. DIRETRIZ: Retomada do orçamento participativo.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, em vista da possibilidade da participação popular no planejamento das políticas públicas.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Revisão desta proposta de consulta popular entre gestões públicas municipais do estado do RS.

6. DIRETRIZ: Mais espaço e ingerência do Instituto de Planejamento nos planos e programas do governo municipal.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois este órgão da administração municipal possui forte relevância no planejamento e projeção da ação pública.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Encaminhamento deste documento à Administração municipal local como uma sugestão popular com vistas à contribuir na gestão pública.

7. DIRETRIZ: Produção, publicização e socialização de instrumentos informativos e formativos à população, com linguagem acessível e ágil sobre diagnósticos, planos e programas relacionados à vida na cidade.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois esta atitude compreende um dos princípios básicos da transparência da gestão pública.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Encaminhamento deste documento à administração municipal local como uma sugestão popular com vistas à contribuir na gestão pública.

8. DIRETRIZ: Avaliação sistemática e periódica de diretrizes e deliberações instituídas em Conferências Municipais do Meio Ambiente anteriores.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois a avaliação sistemática de deliberações apresentadas, por meio de documentos, que expressam intenções e contribuições da sociedade, compreende importante atitude para redimensionamentos e avanços em torno da dimensão socioambiental local.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Encaminhamento deste documento à Administração municipal local como uma sugestão popular com vistas à contribuir na gestão pública. Também, esta ação de avaliação constante de deliberações instituídas pelas Conferências Municipais do Meio Ambiente, poderá ser fomentada e compartilhada pelo CONDEMA.

9. DIRETRIZ: Criação de espaços de voz para a comunidade, na forma de audiências por/nos bairros da cidade.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, uma vez que, o crescente aumento populacional urbano e o próprio acelerado processo de urbanização, não permite que todos os territórios urbanos sejam ouvidos, em suas reivindicações e mesmo em suas identidades e contribuições e proposições acerca da vida municipal. Esta estratégia sociopolítica, em dimensão municipal, contribui, de forma efetiva e eficaz, à aproximação de uma concepção de governança ambiental.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Encaminhamento deste documento à Administração municipal local como uma sugestão popular com vistas à contribuir na gestão pública.

10. DIRETRIZ: Criação de Comitês ou Conselhos Gestores Compartilhados para gestão de espaços públicos destinados ao esporte, lazer e contato com a natureza (Parque dos Morros e outros espaços naturais da cidade).

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, pois fomenta a participação popular em decisões e proposições para a qualificação da vida urbana.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Encaminhamento deste documento à Administração municipal local como uma sugestão popular com vistas à contribuir na gestão pública.

11. DIRETRIZ: Fomento com recursos humanos capacitados e em quantidade suficiente, estrutura eficiente e apoio do executivo, legislativo e judiciário para ações de implantação de projetos, acompanhamento, fiscalização e licenciamento ambiental, para órgãos de proteção ambiental.

RELEVÂNCIA SOCIOAMBIENTAL: Alta, uma vez que, a otimização da máquina pública demanda estrutura física, financeira e operacional.

INDICAÇÃO DE FORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO: Construção de um comitê interinstitucional municipal, para apresentação, validação, acompanhamento, avaliação e publicização de projetos para a vida municipal.